Conflito Rússia x Ucrânia

Rússia diz estar perto de conquistar região de Lugansk

O território do leste da Ucrânia era parcialmente controlado por rebeldes pró-Moscou.

russia-diz-estar-perto-de-conquistar-regiao-de-lugansk
Vladimir Putin, presidente da Rússia (Créditos: Matt Dunham – WPA Pool /Getty Images)

O governo da Rússia afirmou nesta sexta-feira (20) que está perto de conquistar totalmente a região de Lugansk, território do leste da Ucrânia, parcialmente controlado por rebeldes pró-Moscou.

Publicidade

“As Forças Armadas russas, ao lado das milícias populares de Lugansk e Donetsk, continuam a expandir seu controle nos territórios do Donbass. A libertação da República Popular de Lugansk está perto de ser concluída”, afirmou o ministro da Defesa russo.

De acordo com o portal Uol, Donetsk e Lugansk se autoproclamaram independentes em 2014, esteira da crise provocada pela deposição do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich. Entretanto, até o início da invasão russa à Ucrânia, apenas uma pequena parte dessas duas regiões estava em poder dos rebeldes.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.