O governo da Rússia afirmou que possui forças pra dominar as principais cidades da Ucrânia. Ainda, disse que o país consegue cumprir todos os seus objetivos militares sem o auxílio da China.
Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo disse que algumas das principais cidades da Ucrânia já estão cercadas pelos militares. “A Rússia possui seu próprio potencial independente para continuar a operação. Como dissemos, ela está indo de acordo com o planejado e será concluída a tempo e na íntegra”, afirmou Peskov.
A declaração do porta-voz fez referência ao fato dos Estados Unidos ter acusado a Rússia de solicitar auxílio militar à China, inclusive de drones, a ser utilizados na guerra contra Ucrânia. A Rússia, por sua vez nega esse suposto pedido.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Rússia x Ucrânia: Veja momento em que ataque aéreo atinge Kiev https://t.co/JeRx52VCn6
— UOL Notícias (@UOLNoticias) March 14, 2022