Conflito Rússia x Ucrânia

Rússia diz que soldados se renderam em último ponto de Mariupol

Este ponto seria o complexo industrial de Azovstal. As autoridades ucranianas não confirmaram a informação, que foi divulgada pela agência de notícias russa Ria.

russia-diz-que-soldados-se-renderam-em-ultimo-ponto-de-mariupol
Cidade de Mariupol (Créditos: Pierre Crom/Getty Images)

O Ministério de Defesa russo afirmou que soldados ucranianos de renderam no último ponto de resistência de Mariupol. Este ponto seria o complexo industrial de Azovstal.

Publicidade

As autoridades ucranianas não confirmaram a informação, que foi divulgada pela agência de notícias russa Ria. O comunicado pode significar a tomada total de controle da cidade no sul da Ucrânia pelas forças militares russas.

De acordo com o portal G1, o ministério russo disse que abriu um corredor humanitário para retirada dos soldados de Mariupol que “voluntariamente baixaram as armas”. Segundo relatos locais, além dos militares que resistem em Azovstal, há outros mil civis refugiados dentro do complexo.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade