Conflito Rússia x Ucrânia

Rússia é a “ameaça mais direta à ordem mundial”, diz presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen esteve em reunião com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

russia-e-a-ameaca-mais-direta-a-ordem-mundial-diz-presidente-da-comissao-europeia
Ursula von der Leyen (Créditos: Leon Neal/Getty Images)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a Rússia é a “ameaça mais direta” para a ordem internacional, devido a invasão da Ucrânia.

Publicidade

A Rússia “é hoje a ameaça mais direta para a ordem mundial com sua guerra bárbara contra a Ucrânia e seu pacto preocupante com a China”, disse von der Leyen, em reunião com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Segundo o portal Uol, os dirigentes da União Europeia participam, em Tóquio, de uma série anual de conversações, no momento em que grande parte da comunidade internacional defende o aumento da pressão sobre a Rússia, devido ao conflito com a Ucrânia.

“A invasão russa da Ucrânia não é uma questão apenas europeia, pois abala as bases da ordem internacional, incluindo a Ásia. Isto não deve ser tolerado”, declarou o primeiro-ministro japonês, cujo governo aderiu às sanções contra Moscou.

Publicidade

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade