O ministro da Defesa da Turquia anunciou nesta quarta-feira (13) que Rússia e Ucrânia devem se encontrar para debater as exportações de cereais de portos ucranianos. As conversas se iniciam na “próxima semana” e devem acontecer em solo turco.
Hulusi Akar, ministro da Defesa turco, participou nesta quarta (13) da primeira sessão sobre o tema em Istambul. Delegações da Rússia e da Ucrânia estavam presentes, juntamente com representantes da Turquia e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Akar declarou que os países concordaram com a necessidade de estabelecer um “controle comum” sobre os portos para “garantir a segurança das vias de transferência” de mercadorias no Mar Negro. Ainda segundo as palavras do ministro turco, o desbloqueio de cerca de 20 milhões de toneladas de cereais atualmente bloqueadas deve acontecer na próxima semana.
Mais de 40 Nações ao redor do mundo dependem em mais de 50% de cereais vindos da Rússia e da Ucrânia.
“Ficou estabelecido que as delegações de Rússia e Ucrânia se reúnam novamente na Turquia na próxima semana”, finalizou o ministro, não dando mais detalhes da reunião.
🇷🇺 A Rússia abandonou a Ilha da Serpente, no Mar Negro. Moscovo diz que se trata de uma “prova de boa vontade” para a saída dos cereais da Ucrânia. pic.twitter.com/ztbLyLdKwj
— Globalesfera (@globalesfera) July 1, 2022