Conflito Rússia X Ucrânia

Forças da Otan realizam treinamento a 160 km da Ucrânia

As atividades fazem parte do Trojan Footprint, que envolvem 30 nações e mais de 3.300 forças especiais e convencionais.

forcas-especiais-da-otan-realizam-treinamento-a-160-km-da-ucrania
Militares (Crédito:John Moore/Getty Images)

Forças especiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) participam de um treinamento militar no Mar Negro, a apenas 160 quilômetros da Ucrânia. A missão deles é parar um navio ocupado por insurgentes que interromperam o comércio na região. Para que o objetivo seja concluído, estão sendo utilizados um helicóptero romeno e quatro botes infláveis ​​rígidos para embarcar no navio.

Publicidade

“Trabalhar com outras nações é mais difícil” disse um membro do serviço romeno. “Mas, todos os anos de exercícios estão valendo a pena”. As atividades fazem parte do Trojan Footprint, que envolvem 30 nações e mais de 3.300 forças especiais e convencionais. Tudo isso, já estava programado antes da invasão russa na Ucrânia.

A Otan diz que tenta apoiar a Ucrânia e proteger os seus países membros. Segundo uma autoridade, esses exercícios são importantes, caso o conflito se espalhe pelas fronteiras da Ucrânia. A Rússia, que normalmente acompanha os navios, este ano não participa dos treinamentos.

Mesmo que seja somente um treinamento, para Romênia, os conflitos no Mar Negro, que faz parte de sua rota comercial são reais. A Rússia já atingiu o limite da zona econômica exclusiva da Romênia, na Ilha da Cobra, e não para com a guerra e nem com bombardeios.

“Os A-10 deram os primeiros passos em um exercício destinado a aumentar a capacidade da #OTAN de responder rápida e efetivamente a uma situação de crise.”

Publicidade