Um general russo afirmou nesta sexta-feira (22) que Moscou quer tomar o controle de todo o sul e leste da Ucrânia. Rustam Minnekayev informou que a Rússia pretende avançar sobre Donbass e todo o sul ucraniano, chegando até Odessa e Mykolaiv.
A Ucrânia disse que esses comentários desmentem as afirmações anteriores feitas Rússia, de que não teriam ambições territoriais em relação a invasão do país, segundo portal G1. O conflito completa 58 dias nesta sexta-feira (22).
“Eles pararam de esconder. A Rússia havia reconhecido que o objetivo da ‘segunda fase’ da guerra não é a vitória sobre os míticos nazistas, mas simplesmente a ocupação do leste e do sul da Ucrânia. O imperialismo como ele é”, se pronunciou o Ministério da Defesa da Ucrânia no Twitter.
Informações sobre a invasão russa
Perdas das forças armadas russas na Ucrânia, 22 de abril#StoprussianAggression #StandWithUkraine#russiaInvadedUkraine #UkraineUnderAttack https://t.co/bMEcGEYJ4Y
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) April 22, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.