Leslie Van Houten, conhecida como assassina da “Família Manson”, foi condenada à prisão perpétua e, agora, deve ser a primeira do grupo a receber liberdade condicional. Hoje, Leslie tem 73 anos. Ela foi presa aos 19 anos quando se envolveu em uma série de crimes com um grupo motivados por uma suposta “guerra racial” e uma visão apocalíptica do mundo.
Um dos assassinatos mais chocantes do grupo, liderado por Charles Manson, foi o da atriz Sharon Tate, que estava grávida de oito meses. Seu marido, o famoso diretor de cinema Roman Polanski, estava viajando.
Charles foi morto na prisão em 2017. Em 1971, foi condenado à pena de morte, mas a sentença foi posteriormente comutada para prisão perpétua, junto com quatro de seus seguidores, por um massacre em que sete pessoas morreram. Charles formou uma comunidade no deserto da Califórnia e considerava-se a ‘reencarnação de Cristo’.
Leslie foi julgada pela primeira vez em 1971 por um crime de 1969.Ela contou à Justiça que esfaqueou cerca de 15 vezes a barriga de Rosemary LaBianca, uma mulher de 38 anos. Depois, limpou suas digitais dos objetos que poderiam incriminá-la e queimou as próprias roupas depois dos crimes.
“Van Houten tem apresentado esforços de reabilitação extraordinários, perspicácia, arrependimento, planos realistas de liberdade condicional, apoio da família e amigos, relatórios institucionais favoráveis”, avaliou a juíza da Califórnia Helen I. Bendix.
O governador do estado, Gavin Newson, que tinha o direito de reverter a decisão, disse que não fará, mesmo não concordando com a medida.
Convicted murderer Leslie Van Houten, a member of the infamous Manson Family, is reportedly set to be released from the California Institution for Women as early as this month after Governor Gavin Newsom allegedly erred in vetoing her parole. pic.twitter.com/8c1YotT5Ma
— Los Angeles Magazine (@LAmag) July 11, 2023