Após Ataque

Salman Rushdie está ligado a respirador e incapaz de falar

O suspeito de atacar o escritor  foi identificado como Hadi Matar, um homem de 24 anos de Fairview, Nova Jersey.

Salman Rushdie está ligado a respirador e incapaz de falar
Salman Rushdie foi atacado durante um evento em que se apresentava (Crédito: Ben Pruchnie/Getty Images)

O escritor indiano Salman Rushdie pode perder um olho, teve os nervos do braço cortados e foi esfaqueado no fígado. Ele está ligado a um respirador e incapaz de falar. Na última sexta-feira (12), Rushdie foi  foi esfaqueado no pescoço enquanto estava no palco em uma palestra no estado norte-americano de Nova Iorque. Ele foi transportado de helicóptero até um hospital.

Publicidade

O suspeito de atacar o escritor  foi identificado como Hadi Matar, um homem de 24 anos de Fairview, Nova Jersey, que comprou uma entrada para o evento em que Rushdie se apresentaria, disse a polícia.

Rushdie, que nasceu em uma família muçulmana indiana, enfrentou ameaças de morte por seu quarto romance, Versos Satânicos, lançado em 1988. O romance foi banido em diversos países com grandes populações muçulmanas. Em 1989, o aiatolá Ruhollah Khomeini, então líder supremo do Irã, pronunciou uma fatwa, ou édito religioso, pedindo aos muçulmanos que matassem o romancista por blasfêmia. O sucessor de Khomeini, o aiatolá Ali Khamenei, disse em 2017 que a fatwa ainda era válida.

*Com informações das agências RTP e Reuters. É proibida a reprodução deste conteúdo.

Publicidade