
O rei Charles III, que será coroado monarca do Reino Unido neste sábado (6), visitou o Brasil, enquanto era Príncipe, em quatro ocasiões. Em todas as passagens pelo Brasil, visitou o Rio de Janeiro. Nas passagens pela cidade, conheceu uma favela, plantou uma árvore e caiu no samba.
Charles veio ao Brasil em 1978, quando era solteiro, em 1991, casado com a Princesa Diana; em 2002, divorciado, e em 2009, já casado com Camilla, rainha consorte. Na primeira visita, com 29 anos, Charles aproveitou uma noite de samba em solo carioca. Ao lado da passista Pinah, da Beija-Flor, ele até arriscou uns passos.
Em 1991, Charles III chega ao Brasil acompanhado da Princesa Diana. A viagem tinha como foco a ECO-92, que seria realizada no ano seguinte. Charles e Diana, já com o casamento em crise, foram ao Rio de Janeiro depois de terem passado por Brasília, Carajás e São Paulo.
Na terceira visita ao Brasil, 11 anos depois, Charles subiu uma favela do Rio, em março de 2002. Ele foi à comunidade do Cantagalo, na Zona Sul da cidade. A segurança para o membro da Família Real Britânica foi reforçada. Além da violência, autoridades brasileiras reforçaram os cuidados com uma outra preocupação: O RJ enfrentava uma epidemia de dengue e antes da chegada do Príncipe, um carro fumacê passou pelas ruas para matar o Aedes aegypti.

A última visita de Charles III ao Brasil foi em 2009. Já com Camilla, ele plantou um ipê amarelo no Jardim Botânico, RJ.
