previsão

Sergio Massa venceria o segundo turno contra Javier Milei por dez pontos, diz pesquisa

A Proyecciones, uma das consultorias que previu que Massa e Milei iriam ao segundo turno, estima uma vitória clara do candidato do ‘Unión por la Patria’

Uma segunda avaliação, feita pela Proyecciones, mostra uma situação completamente diferente: 44,6% para Massa e 34,2% para Milei.
(Crédito: Agencia NA)

Após o resultado inesperado das eleições gerais de 22 de outubro na Argentina, os consultores começam a divulgar as primeiras pesquisas de opinião sobre o que pode acontecer no segundo turno, que será realizado em 19 de novembro entre os candidatos dos partidos ‘La Libertad Avanza’ e ‘Unión por la Patria’. A princípio, a CB Consultora revelou um cenário em que Javier Milei tinha uma pequena vantagem (50,7%) sobre Sergio Massa (49,3%).

Publicidade

Mas a segunda avaliação, feita pela Proyecciones, mostra uma situação completamente diferente: 44,6% para Massa e 34,2% para Milei. Foi considerado ainda que 8,3% não sabem em quem votar; 5,9% votarão em branco ou contestarão a votação; e 7%, não iriam votar. As informações são do portal Perfil Argentina.

O paradoxo é que tanto a CB Consultora quanto a Proyecciones foram duas das consultorias que previram que Massa e Milei disputariam o segundo turno.

Segundo Marcelo Zunino, um dos diretores da Proyecciones, “neste primeiro levantamento, Sergio Massa consolida seu predomínio em Buenos Aires e recupera votos no interior do país. Milei corre o risco de um pequeno vazamento de votos. E a maior dúvida são os 60% dos votos da [Patricia] Bullrich que hoje estão indecisos, votariam em branco ou não iriam votar, é para isso que os olhos estarão voltados no próximos dias“.

A pesquisa foi realizada entre 23 e 24 de outubro, com margem de erro de 2,63%. De acordo com o estudo, Massa e Milei estão bastante equilibrados em imagem pública. Enquanto o candidato da ‘Unión por la Patria’ atinge 40,3% de imagem positiva, o libertário atinge 38,9%. Ambos também estão muito próximos na imagem negativa: Massa com 57,7% e Milei com 56,4%.

Publicidade

*Leia a matéria completa no portal Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.