GUERRA DE NARRATIVAS

Sistema de mísseis Patriot na Ucrânia foi danificado? Entenda melhor

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que não poderia confirmar os relatos divulgados pelo governo da Rússia.

Sistema de mísseis Patriot na Ucrânia foi danificado? Entenda melhor
O Patriot é considerado um dos mais avançados sistemas de defesa aérea dos Estados Unidos (Crédito Foto: Idf/Getty Images)

Um sistema de defesa antimísseis Patriot, fabricado nos Estados Unidos (EUA) e usado pela Ucrânia, provavelmente sofreu alguns danos depois de um ataque aéreo russo. Porém, o sistema parece não ter sido destruído, afirmaram duas autoridades dos Estados Unidos em entrevista à agência de notícias Reuters.

Publicidade

O dano relatado ao sistema de defesa antimísseis doado pelos EUA está em conformidade com o relato do Ministério da Defesa da Rússia divulgado nesta terça-feira (16): um míssil hipersônico Kinzhal russo destruiu uma bateria de mísseis Patriot em Kiev, capital da Ucrânia.

Uma autoridade dos EUA, falando sob condição de anonimato e citando informações preliminares, disse que Washington e Kiev já estavam conversando sobre qual seria a melhor maneira de reparar o sistema Patriot e que, neste momento, não parecia que o sistema teria que ser retirado da Ucrânia. .

O funcionário afirmou que os EUA terão uma melhor compreensão dos danos nos próximos dias e que, portanto, as informações podem mudar com o desenvolver da análise sobre o caso.

O Patriot é considerado um dos mais avançados sistemas de defesa aérea dos EUA, inclusive contra aeronaves, mísseis de cruzeiro e balísticos. Normalmente, o Patriot inclui lançadores com radares e também com outros veículos de apoio.

Publicidade

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse, em entrevista, que não poderia confirmar relatos de que um sistema Patriot teria sido danificado em território ucraniano.

Kirby acrescentou que o equipamento militar americano enviado para a Ucrânia é frequentemente danificado e que “dependeria da extensão do dano se poderia ou não ser reparado pelos ucranianos ou se precisaríamols ajudá-los”.

“Obviamente, se – e se – houvesse danos a um sistema Patriot que precisasse ser reparado fora da Ucrânia, certamente ajudaríamos com isso. Só não posso confirmar”, concluiu.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.