Cientistas da Nasa perceberam o impacto de uma rocha espacial em Marte. O fenômeno foi detectado pela sonda Insight, que pousou em Marte há quase quatro anos, a cerca de 3.500 km do local do impacto.
A confirmação do tremor em Marte se deu pela sonda chamada Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), em órbita ao redor do planeta, que captou imagens da cratera recém-formada, menos de 24 horas depois.
Ainda que os impactos de rochas espaciais não sejam raros em Marte, “nunca teríamos pensado em presenciar algo tão grande”, disse nesta quinta-feira em entrevista coletiva Ingrid Daubar, da equipe de missões da sonda Insight e da MRO.
“É simplesmente o maior impacto de meteorito na superfície já ouvido desde que a ciência conta com sismógrafos ou sismômetros”, explicou à AFP o professor de planetologia Philippe Lognonné.
As informações coletadas devem permitir que os cientistas aprofundem o conhecimento sobre o interior de Marte e a história da sua formação. A sonda Insight detectou no total mais de 1.300 tremores em Marte.
Working together, two @NASAMars spacecraft —one on the ground and one in orbit—detected a large meteorite that slammed into the Red Planet. The result was confirmed earlier this year: https://t.co/4ofuP8MXId pic.twitter.com/eVMFbBOY7U
— NASA (@NASA) October 27, 2022