sentimento em relação à família real?

Suéter de “ovelha negra” da princesa Diana é leiloado

Diana utilizou a peça apenas um mês antes de seu casamento real, no ano de 1981, para assistir a um jogo de polo do príncipe Charles

Suéter de "ovelha negra" da princesa Diana é leiloado
O estilo de Diana foi muito admirado e ela se tornou um ícone da moda (Crédito: Divulgação e Pascal Rondeau/ALLSPORT/Getty Images)

O suéter de “ovelha negra” usado pela princesa Diana será leiloado pela primeira vez no dia 7 de setembro, na casa de leilões Sotheby’s, em Nova York, nos Estados Unidos. A expectativa é que a peça seja vendida entre 40 e 70 mil libras esterlinas (R$ 243 mil e R$ 425 mil).

Publicidade

O suéter, desenhado por Sally Muir e Joanna Osborne para sua marca de malhas, “Warm and Wonderful”, é um dos itens mais famosos do guarda-roupa da princesa. A peça possui um padrão de ovelhas brancas com uma única ovelha negra se destacando do rebanho.

Suéter de "ovelha negra" da princesa Diana é leiloado
O uso da peça também deixou suas estilistas conhecidas (Crédito: Divulgação)

Diana utilizou-a apenas um mês antes de seu casamento real, no ano de 1981, para assistir a um jogo de polo do príncipe Charles. A roupa é interpretada por comentaristas como o sentimento da princesa sobre seu lugar na família real.

O uso da peça também deixou suas estilistas conhecidas. “Para nossa surpresa, ficamos sabendo que a Lady Diana Spencer usou o suéter quando vimos a primeira página de um dos jornais de domingo”, relataram Sally e Joanna à imprensa local. “Sua influência foi impactante e a sentimos imediatamente depois disso, com um aumento nas vendas. Somos eternamente gratas.” 

As designers ainda receberam uma carta do Palácio de Buckingham solicitando o reparo ou a substituição do suéter, algumas semanas depois da ocasião em que Diana foi vista utilizando-o, já que este havia sido danificado. Assim, a peça original foi devolvida a loja e uma substituta foi enviada à família real.

Publicidade

Até recentemente, não se sabia onde estava o primeiro suéter, porém, foi descoberto no sótão de Sally e Joanna. O design parou de ser produzido em 1994, mas em 2020 foi relançado com uma colaboração com a marca “Rowing Blazers”.

O estilo de Diana foi muito admirado e ela se tornou um ícone da moda. “Ao combinar peças de grife de alta qualidade com roupas do dia a dia mais acessíveis, o estilo de Diana gerou uma onda de imitação e admiração, deixando uma marca indelével no mundo da moda e solidificando a princesa como um ícone na história”, disse Cynthia Houlton, chefe global de moda e acessórios da casa de leilões Sotheby’s.

*Texto sob supervisão de Barbara Câmara.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.