terrorismo

Suspeitos de ataque na Rússia são julgados e podem ser condenados à prisão perpétua

Réus foram julgados separadamente; suspeitos chegaram na sala de audiência com sinais de tortura e espancamento

suspeitos
Suspeitos de ataque terrorista na Rússia podem pegar prisão perpétua – Créditos: Getty Images

Os quatro homens suspeitos de realizar um ataque terrorista perto de Moscou na última sexta-feira foram detidos e mantidos em prisão preventiva. O grupo invadiu a Crocus City Hall, casa de shows, na noite do show da banca Picnic, e deixaram ao menos 137 pessoas mortas.

Publicidade

Após serem levados a um tribunal distrital ontem, dois suspeitos confessaram e foram formalmente acusados: Dalerjon Mirzoyev e Saidakrami Rachalbalizoda. Promotores russos solicitaram também a prisão preventiva de mais três homens de uma mesma família.

O julgamento

Durante cada julgamento, os quatro homens pareciam feridos. De acordo com a CNN, três entraram curvados e o quarto foi trazido em uma cadeira de rodas. As redes sociais russas mostraram vídeos de tortura e espancamento nos interrogatórios de cada um.

No Código Penal Russo, atos terroristas são passíveis de prisão perpétua.

Publicidade

Os suspeitos

De acordo com o tribunal, os quatro detidos são do Tajiquistão, país na Ásia Central. Os homens trabalhavam como imigrantes na Rússia.

O mais novo dos detidos é Muhammadsobir Fayzov, barbeiro de 19 anos. Ele foi diretamente do pronto-socorro para a sessão, e ficou acompanhado de um médico na sala de audiência.

Rachabalizoda, de 30 anos, tinha um grande curativo no lado direito da cabeça. O homem alegou trabalhar legalmente na Rússia, mas não lembrava o local exato.

Publicidade

Similarmente, Mirzoyev, de 32 anos, apareceu no tribunal com um olho roxo e hematomas no rosto. Ele tem quatro filhos e trabalhava no sul da Sibéria com uma permissão de residência supostamente expirada.

O último homem, Shamsidin Fariduni, 25 anos, era operário em uma fábrica localizada na cidade de Podolsk. O suspeito é casado e tem um bebê de 8 meses.

O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque, considerado o mais letal da Rússia nas últimas duas décadas. O movimento costuma recrutar novos membros na Ásia Central através da revolta que sentem ao serem discriminados na Rússia.

Publicidade

Homenagem às vítimas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma cerimônia na sala de concertos em homenagem às pessoas mortas durante o ataque. O líder expressou suas condolências e acendeu uma vela no espaço.

A rodovia onde os suspeitos foram pegos leva à Ucrânia. Para o político, isso evidencia que o ataque está relacionado de alguma forma com o conflito com o país. Entretanto, os Estados Unidos afirmaram que haviam alertado para um possível ataque da facção jihadista do Estado Islâmico.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.