O número de mortes causadas por um terremoto no Afeganistão, nesse sábado (7), subiu para 2.053, de acordo com as autoridades locais. O tremor, de magnitude 6,3, provocou estragos principalmente na região oeste do país.
Mais de 9,2 mil pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas estão muitas crianças e mulheres, de acordo com uma autoridade do departamento de saúde de Herat. Ao todo, 1.329 casas ficaram danificadas ou destruídas; há relatos de afegãos soterrados sob escombros.
De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto no Afeganistão foi registrado a 35 km de Herat, que é a maior cidade da região. O tremor foi seguido por sete réplicas, com magnitudes entre 4,6 e 6,3.
De acordo com a AFP, o terremoto provocou deslizamentos de terra em áreas rurais e montanhosas. Já na área urbana, imóveis desabaram.
“Estávamos em nossos escritórios quando o prédio começou a tremer de repente e os revestimentos das paredes caíram. As paredes racharam e parte do prédio desabou”, disse Bashir Ahmad, morador local, à AFP.
A Unicef informou que equipes estão na região, com o auxílio das Nações Unidas, para avaliar o impacto total dos tremores.
“Mais uma vez, as crianças e as famílias no Afeganistão foram afetadas por um terramoto devastador”, publicou a organização em uma rede social.
.@UNICEF stands in solidarity with the people of Afghanistan in the aftermath of the earthquake.
We have provided emergency tents for overburdened health clinics, hygiene kits and winter clothes for families who lost their homes.
Read our statement 👇 https://t.co/cXLp6yMGyB
— UNICEF Afghanistan (@UNICEFAfg) October 8, 2023