Tensão internacional

Tiroteios e soldados nas ruas na capital de Burkina Faso

Em Ouagadougou, diversas estradas principais foram bloqueadas por tropas.

tiroteios-e-soldados-nas-ruas-na-capital-de-burkina-faso
Nenhum anúncio público foi feito (Créditos: Reprodução/ Twitter)

Soldados estão nas ruas e tiroteios foram ouvidos em locais próximos ao acampamento militar e áreas residenciais da capital de Burkina Faso. Nesta sexta-feira (30), também houve uma explosão próxima ao palácio presidencial.

Publicidade

Soldados foram vistos ao longo da avenida principal que leva ao palácio presidencial, prédios administrativos e à estação de televisão nacional, que parou de transmitir sua programação. Jornalistas disseram que a televisão estatal mostrou uma tela em branco dizendo “sem sinal de vídeo”.

Em Ouagadougou, capital do país, diversas estradas principais foram bloqueadas por tropas. Nenhum anúncio público sobre a motivação por trás dos movimentos de tropas no local foi feito.

Ornella Moderan, analista de segurança do Sahel, região de tensão, disse que muitos rumores estavam circulando nas mídias sociais em meio à confusão do que está acontecendo.

“Tem havido tensões crescentes entre a sociedade e os militares, mas é muito cedo para dizer o que está acontecendo”, disse Moderan à Al Jazeera. “A situação é extremamente complexa. Burkina Faso não está enfrentando uma situação de segurança por conta própria, está afetando toda a região”.

Publicidade

De acordo com o jornalista Nicolas Haque, da Al Jazeera, havia uma sensação de pânico em toda a capital, ao reportar de Saint Louis, no Senegal, na África Ocidental. “Todas as ruas que levam ao palácio presidencial, ao parlamento e ao tribunal constitucional estão sendo ocupadas por soldados. As pessoas que tentaram se aproximar dessas áreas foram instruídas a retornar e se mudar”, disse ele.

AGORA 🇧🇫 | Está sendo relatado que há presença militar em torno da capital de Burkina Faso e tiros são ouvidos perto do palácio presidencial.

Um golpe está em andamento, mas toda a TV estatal foi cortada e está fora do ar. https://t.co/hCWdBH95jH pic.twitter.com/ZM6zOjJoxL

Publicidade

— Feed Palanque (@feedpalanque) September 30, 2022

Publicidade