ELEIÇÕES EUA

Trump culpa a China pela pandemia de Covid e Biden por Ucrânia e Gaza

Candidato republicano venceu em 14 estados nas primárias norte-americanas

trump-china-pandemia-biden-ucrânia-gaza
Candidato presidencial republicano, o ex-presidente Donald Trump – Créditos: Win McNamee/Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano às eleições, Donald Trump, culpou a China pela pandemia de Covid-19 e afirmou que as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio não aconteceriam se ele fosse o atual presidente no lugar de Joe Biden.

Publicidade

As declarações foram feitas na noite desta terça-feira (5) em Palm Beach, na Flórida, após sua vitória na Superterça, data importante na primeira fase das eleições norte-americanas.

Nós assistirmos o país numa grande batalha nos últimos três anos, e ninguém pensou que algo assim seria possível. Não tínhamos a Rússia atacando a Ucrânia, não tínhamos Israel sendo atacado. Ele [Joe Biden] é o pior presidente da história do nosso país (…) Vamos ganhar essa eleição porque não temos escolha, se perdermos não vai mais sobrar país”, afirmou.

Trump também voltou a falar do fechamento da fronteira com o México. Segundo o republicano, os EUA “estão sofrendo com a violência de imigrantes” e prometeu deportar “assassinos e traficantes”.

Por outro lado, Biden publicou um comunicado ressaltando que os norte-americanos “estão diante de uma escolha clara: se querem seguir avançando ou se permitirão a Donald Trump que nos arraste para o caos, a divisão, e a escuridão que marcou seu mandato”.

Publicidade

Há quatro anos, eu concorri por causa da ameaça existencial que Donald Trump apresentava aos EUA. Trump é movido por suas queixas e delitos, focado em sua própria vingança e revanches, não no povo americano”, afirma. Ele termina dizendo que “milhões” de pessoas estão dispostas a lutar contra o republicano, e que este “é o momento” de seus apoiadores.

Superterça

A Superterça é o dia mais importante das prévias eleitorais dos partidos Democrata e Republicano. Biden e Trump confirmaram o favoritismo e venceram praticamente todas as primárias realizadas em 16 estados diferentes, que incluem gigantes como Califórnia e Texas, além do território da Samoa Americana.

Trump venceu em 14 estados (Virgínia, Carolina do Norte, Tennessee, Oklahoma, Alabama, Arkansas, Texas, Maine, Massachusetts, Colorado, Minnesota, Califórnia, Alasca, Utah), enquanto Biden venceu em todos os 15 estados (Iowa, Virgínia, Carolina do Norte, Vermont, Oklahoma, Tennessee, Massachusetts, Maine, Arkansas, Alabama, Texas, Colorado, Minnesota, Utah e Califórnia), exceto na Samoa Americana. Nikki Haley, rival de Trump, conquistou apenas Vermont.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.