escândalo sexual

Trump tenta evitar os depoimentos de seu ex-advogado e de atriz pornô

Os promotores de Nova York alegam que o ex-presidente falsificou registros comerciais para encobrir o pagamento de 130 mil dólares feito por Cohen a Stormy Daniels

trump-tenta-evitar-depoimentos
Donald Trump – Crédito: Win McNamee/Getty Images

Donald Trump busca impedir os depoimentos de Stormy Daniels, atriz pornô, e Michael Cohen, seu ex-advogado. Dos quatro processos judiciais contra o ex-presidente dos Estados Unidos, esse é o primeiro a chegar a julgamento. Os promotores de Nova York alegam que ele falsificou registros comerciais para encobrir o pagamento de 130 mil dólares feito por Cohen a Daniels. O intuito de Trump seria silenciá-la a respeito de um suposto encontro sexual ocorrido em 2006.

Publicidade

Segundo um documento protocolado no tribunal em 22 de fevereiro e que se tornou público nesta semana, Todd Blanche, atual advogado do ex-presidente dos Estados Unidos, argumentou que Michael Cohen carrega um histórico de mentiras e provavelmente continuaria a mentir no julgamento previsto para 25 de março. Além disso, ele afirmou que a atriz pornô se aproveitaria do julgamento como uma oportunidade para lucrar com sua história.

Entenda o caso que vai a julgamento

Em 2018, Cohen admitiu sua culpa por violar leis federais de financiamento de campanha ao pagar a Stormy Daniels, excedendo os limites de contribuição, e por mentir ao Congresso. Em um depoimento em julgamento civil em 2023, ele confessou ter mentido em sua declaração de 2018, admitindo também evasão fiscal.

Há uma grande expectativa sobre os depoimentos de Michael Cohen. No entanto, acredita-se que ele seja uma testemunha crucial contra o ex-presidente. Vale ressaltar que, segundo os promotores, o pagamento à atriz pornô fazia parte de um grande esquema destinado a evitar que acusações de casos extraconjugais por parte de Trump se tornassem públicos antes das eleições de 2016.

Ainda de acordo com os promotores, o esquema também envolveu um pagamento de 150.000 dólares para Karen McDougal, uma ex-modelo da Playboy que alega ter tido um relacionamento sexual com o ex-presidente. Assim como no caso de Stormy Daniels, Trump nega categoricamente a alegação. Os promotores solicitam ao juiz que emita uma ordem de silêncio para impedir o ex-presidente de difamar testemunhas.

Publicidade

No total, Trump enfrenta 34 acusações relacionadas à falsificação de registros comerciais. Segundo os promotores de Nova York, a empresa imobiliária da família Trump teria registrado incorretamente reembolsos ao seu ex-advogado referentes aos pagamentos a Stormy Daniels. Esses reembolsos simulariam despesas legais legítimas.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.