A aventura de um turista alemão causou dano a um monumento na Itália. O rapaz de 22 anos foi flagrado pelas câmeras de vigilância, enquanto subia na Fonte de Netuno, escultura de Giambologna (1529-1608) na cidade italiana de Florença. O jovem foi ao local acompanhado de dois amigos na madrugada desta segunda-feira (04). Veja o vídeo.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o prefeito Dario Nardella, as imagens mostram que ele subiu na construção apenas para tirar uma foto, mas ao descer do monumento, o turista apoiou o pé na pata de um dos cavalos da fonte e a danificou. Além disso, a carruagem da construção também sofreu um “pequeno deslocamento”, e os prejuízos somam R$ 26,7 mil.
A Polícia Municipal identificou rapidamente o responsável, após invadir o local do monumento. O prefeito elogiou a eficiência do sistema de controle e completou a punição ao invasor. “Graças às câmeras da prefeitura, ele pagará uma multa pesada”.
Segundo a imprensa local, o jovem foi denunciado com base das novas disposições sobre “destruição, dispersão, deterioração, deformação, sujeira ou uso ilegal de bens culturais ou paisagísticos”, segundo o prefeito.
O ministro da Cultura Gennaro Sangiuliano defendeu a ideia de penas mais severas. Ele afirmou que “por muito tempo, acreditou-se que na Itália se poderia agir indiscriminadamente”, e que, “à medida em que as sanções pelo dano ao patrimônio cultural aumentam, ações semelhantes serão dissuadidas”.