Na manhã desta quinta-feira (24), o porto de Berdyansk, no sul da Ucrânia, foi atingido por por fortes explosões. Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, eles afirmaram terem destruído um grande navio de desembarque russo.
Além do navio de “Orsk”, como eles nomeiam, mais dois navios foram danificados. Um tanque de combustível de 3.000 mil toneladas também foi destruído e o fogo se espalhou por um depósito.
De acordo com a CNN, o Ministério da Defesa da Rússia disse que o grande navio de “Orsk” é o primeiro navio de guerra da Federação Russa que entrou no porto de Berdyansk. “Os navios deste projeto são muito espaçosos e podem levar a bordo uma grande quantidade de equipamentos, até 20 tanques ou até 40 veículos blindados”.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Nesta quinta-feira (24), o conflita na Ucrânia completa 1 mês. Desde o início da invasão russa, o país sofre em questões humanitárias e econômicas.
Conflito na Ucrânia completa 1 mês neste 24 de março e Assembleia Geral da #ONU votará duas resoluções sobre situação humanitária; Conselho de Segurança não aprova texto proposto pela Rússia; saiba mais:https://t.co/NM4GxNnv1m
— ONU News Português (@ONUNews) March 24, 2022