
O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse nesta sexta-feira (13) que pediu aos países que fazem parte do G7 que confisquem bens russos. Esses servirão para reconstrução de seu país. A declaração foi feita durante uma reunião de seus homólogos na Alemanha.
“Hoje pedi aos Estados do G7 que adotem leis e estabeleçam todos os procedimentos necessários para confiscar bens russos e entregá-los para a Ucrânia para reconstrução”, declarou o ministro. Kuleba foi convidado para participar de uma reunião em Wangels, no norte da Alemanha, de acordo com o portal Uol.
Chefes da diplomacia das sete potências mais ricas estavam no encontro. Nesta sexta-feira (13), o conflito entre Rússia e Ucrânia chega a seu 79º dia.
Ao concluir minha visita a Berlim e os militares🇺🇦começarem seu treinamento na Alemanha, quero agradecer ao governo alemão e especialmente ao ministro das RE @ABaerbock por fornecer à🇺🇦obuses PzH 2000. Precisamos de mais esforços conjuntos para defender o futuro da Europa. https://t.co/i3OAKkXIq2
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) May 12, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.