Ucrânia registra ‘fortes confrontos’ em Kiev

O conselheiro do governo da Ucrânia, Oleksiy Arestovych, afirmou que os confrontos ocorreram nas áreas sul e leste da capital

‘Fortes confrontos’ foram registrados em Kiev, capital da Ucrânia, na manhã deste sábado (2). O conselheiro do governo da Ucrânia, Oleksiy Arestovych, afirmou que os confrontos ocorreram nas áreas sul e leste da capital.

Publicidade

Ainda, de acordo com o conselheiro local, as tropas ucranianas retomaram o controle de cerca de 30 cidades e vilarejos nos arredores de Kiev, que haviam sido tomados pela Rússia. Nesta sexta-feira (01), parte das tropas russas começaram a se retirar de Kiev e da cidade de Chernihiv, de acordo com o portal G1.

A Rússia prometeu a pausa de ataques em Kiev e Chernihiv durante as negociações para um acordo de paz com a Ucrânia. A retirada das tropas não foi total e alguns soldados e veículos continuam nas duas regiões.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade