MAIS DIAS

Último dia de trégua entre Israel e Hamas; EUA e Catar tentam estender pausa

O governo israelense afirmou que poderia prolongar o cessar-fogo em mais um dia para cada dez reféns adicionais libertados pelo grupo islâmico

Último dia trégua entre Israel e Hama; EUA e Catar tentam estender pausa
Fotos de reféns israelenses (Crédito Foto: Leon Neal/Getty Images))

Esta segunda-feira (27) marca o último dia de trégua entre Israel e o Hamas para a libertação de reféns e entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Entretanto, Estados Unidos, Catar e outros mediadores internacionais fazem esforços para haver o prolongamento deste período de pausa no conflito.

Publicidade

O acordo prevê um cessar-fogo temporário de quatro dias, que teve início na sexta-feira (24). O Hamas se comprometeu a libertar cerca de 50 reféns. Por outro lado, Israel concordou em soltar 150 palestinos presos no país. Até a madrugada desta segunda-feira, o Hamas havia libertado 58 reféns, enquanto Israel soltou 117 cidadãos palestinos.

O governo israelense afirmou que poderia prolongar a trégua em mais um dia para cada dez reféns adicionais libertados pelo Hamas.

No sábado (25), o jornal israelense Haaretz declarou que o Hamas encontrou de dez a 20 reféns adicionais que podem, potencialmente, serem soltos. Caso o cenário se concretize, a expectativa é que a trégua dure até quarta-feira (29).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse no domingo (26) que representantes norte-americanos e do Catar estão tentando prolongar a pausa pelo maior tempo possível.

Publicidade

“É o nosso objetivo manter esta pausa para além de amanhã [27/11], para que possamos continuar a ver mais reféns a sair e a enviar mais ajuda humanitária para aqueles que necessitam em Gaza”, disse Biden.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, já ressaltou que a guerra não acabou e que retomará as operações militares assim que o prazo para a trégua se findar.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.