UMA PAUSA NO CONFLITO

Trégua entre Israel e Hamas tem início; grupo de reféns deve ser solto hoje (24)

Os extremistas islâmicos devem liberar 13 reféns, entre mulheres e crianças; em contrapartida, o governo israelense deve soltar 39 pessoas

Trégua entre Israel e Hamas tem início; grupo de reféns deve ser solto hoje (24)
Mulher em Tel Aviv olha cartazes com fotos de reféns (Crédito Foto: Amir Levy/Getty Images)

A trégua nos combates entre Hamas e Israel teve início às 2h desta sexta-feira (24), no horário de Brasília (7h, no horário local). A medida faz parte de um acordo para libertação de 50 reféns pelo grupo radical islâmico.

Publicidade

O primeiro grupo de pessoas que será solto é composto por 13 mulheres e crianças e deve acontecer às 11h desta sexta-feira, no horário de Brasília (16h, no horário local).

O acordo, aprovado na terça-feira (21), é o primeiro do tipo para libertação e para pausar o conflito desde o início da guerra, em 7 de outubro, sendo considerado um grande avanço diplomático.

Em contrapartida, Israel deve soltar prisioneiros palestinos de suas prisões. É esperado que 39 mulheres, adolescentes e crianças sejam libertados neste primeiro momento.  Além disso, os Estados Unidos e o exército israelense suspenderão o uso de drones enquanto a trégua acontecer.

De acordo com o governo israelense, um dia de cessar-fogo poderá ser adicionado a cada 10 reféns que forem soltos.

Publicidade

A trégua também irá permitir a entrada de “um maior número de comboios humanitários e ajuda humanitária”, segundo comunicado. O Egito anunciou na quinta-feira (23) que 130 mil litros de diesel e quatro caminhões de gás serão entregues diariamente a Gaza durante o período, assim como 200 caminhões com “ajuda”.

O grupo extremista do Hamas mantém 236 reféns na Faixa de Gaza, incluindo cidadãos estrangeiros de 26 países, de acordo com dados das forças militares de Israel. Os cidadãos capturados dão algum poder negociação, como uma vantagem do Hamas com relação a Israel.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.