MEDIAÇÃO

Guerra Israel-Hamas: acordo pode estar nos “estágios finais”

O governo israelense fala em “progresso” e lideranças do Hamas afirmam que o acordo de trégua está “perto”

Guerra Israel-Hamas: acordo pode estar nos "estágios finais"
(Crédito Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images)

O Ministério das Relações Exteriores do Catar disse que as negociações entre Israel e o Hamas estão em seus “estágios finais” com relação a uma potencial libertação de reféns.

Publicidade

Os comentários acontecem no momento em que o primeiro-ministro de Israel fala de “progresso” e o chefe do Hamas afirma que o acordo de trégua está “se aproximando”.

Entretanto, o bombardeio israelense em Gaza continua e o Ministério da Saúde da Palestina afirma que todos os hospitais no norte do enclave estão fora de serviço.

Mais de 13.300 pessoas foram mortas em Gaza desde 7 de Outubro. Em Israel, o número oficial de mortos nos ataques do Hamas é de cerca de 1.200.

Segundo informações da Al Jazeera, uma potencial trégua mediada pelo Qatar poderá ser anunciada ainda nesta terça-feira (21)

Publicidade

O gabinete de guerra de Israel se reunirá hoje para discutir um possível acordo de trégua que poderá resultar na possível troca de reféns por palestinos nas prisões israelenses.

“Acho que todos teremos de tomar decisões difíceis e importantes nos próximos dias”, disse o ministro da Defesa, Yoav Gallant, durante uma avaliação da guerra com oficiais militares. E acrescentou que “não há um momento ao longo desta campanha de 45 dias que eu não pense nos reféns”.

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse em comunicado feito nesta manhã de terça-feira (21): “Estamos perto de chegar a um acordo de trégua”.

Publicidade

Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que “progressos” estavam sendo feitos na libertação dos cativos detidos em Gaza.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.