O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou “vamos derrotar todos”, em vídeo divulgado nas redes sociais. A mensagem marca o aniversário de um ano da guerra do país com a Rússia.
Zelensky relembrou o dia em que precisou avisar sobre a invasão, “Um ano atrás, neste dia, deste mesmo lugar por volta das sete da manhã, eu me dirigi a vocês com uma breve declaração, durando apenas 67 segundos”.
O discurso do presidente da Ucrânia durou 15 minutos e o vídeo foi nomeado como “o ano da invencibilidade”. Zelensky descreveu 2022 como um ano de resiliência, coragem, dor e união, segundo a CNN.
Ver essa foto no Instagram
Conflito Rússia x Ucrânia
No dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia. Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente.
Putin não admitiu a possibilidade e exigiu que a Ucrânia se comprometesse a nunca entrar na organização. Além de alegar que a Ucrânia estava sob influência estrangeira e que não merecia ser um país independente.
Discurso Putin
Vladimir Putin reforçou nesta terça (21), em seu discurso à Assembleia Federal, que o ataque da Rússia à Ucrânia era necessário para a defesa do seu país. Essa argumento já foi utilizado várias vezes pelo Kremlin.
O presidente russo afirmou que o ocidente estava se preparando para transformar a Ucrânia em uma plataforma de lançamento repleta de armas para atacar a Rússia. E por isso, Moscou precisou agir.
Leia também: