
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de formar maioria pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou repercussão na imprensa internacional. Jornais de todo o mundo estão destacando a prévia da decisão do TSE. O Diário de Notícias, de Portugal, destacou os passos seguintes: os planos de Bolsonaro e do PL para as eleições municipais do ano que vem. Segundo o jornal, o mote “perseguição política” deve ser uma constante para angariar votos para o candidato do partido.
O “The New York Times” classifica a decisão contra Bolsonaro como um “baque considerável na extrema-direita”

O jornal “The Guardian” destacou que “a marginalização de Bolsonaro, a figura dominante na direita brasileira, gerou especulações sobre quem pode herdar os formidáveis 58 milhões de votos que recebeu no ano passado”.
Já o “The Washington Post” se referiu ao mandatário como “O Trump dos Trópicos”, e afirma que a decisão pode “alterar o futuro político de Bolsonaro e provavelmente apagará suas chances de recuperar o poder”.

A inelegibilidade de Bolsonaro também foi destaque no site Al Jazeera.
BREAKING: Brazil court votes to bar Bolsonaro from office until 2030 https://t.co/mqZQpXwBF9 pic.twitter.com/0JJETTpCyx
— Al Jazeera English (@AJEnglish) June 30, 2023
JUST IN: Jair Bolsonaro set to be banned from public office until 2030 for abuses of power while serving as Brazilian president https://t.co/x4WbEGOTAi
— CNN International (@cnni) June 30, 2023
* Em atualização