CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO

Veja como está a Flórida após a passagem do furacão Milton

Fenômeno trouxe tempestades violentas para a costa oeste e tornados perigosos para o leste do estado

Após a passagem do furacão Milton, a magnitude dos danos na Flórida começa a ser revelada nesta sexta-feira (11).
O furacão deixou ao menos 16 mortos durante sua passagem, informou o governador Ron DeSantis – Crédito: Reprodução

Após a passagem do furacão Milton, a magnitude dos danos na Flórida começa a ser revelada nesta sexta-feira (11). A tempestade, que chegou à costa na noite de quarta-feira perto de Siesta Key, atingiu inicialmente como um furacão de categoria 3, causando destruição generalizada. Posteriormente, já como um furacão de categoria 1, Milton continuou seu caminho de devastação, danificando casas, estradas, derrubando linhas de energia, árvores e prédios.

Publicidade

O furacão deixou ao menos 16 mortos durante sua passagem, informou o governador Ron DeSantis. A previsão é de que esse número possa aumentar à medida que as equipes de resgate e autoridades avançam nas operações de busca. Milton trouxe tempestades violentas para a costa oeste e tornados perigosos para o leste do estado, agravando a situação.

Esforços de resgate e recuperação após passagem do furacão

Cerca de mil pessoas já foram resgatadas até o momento, de acordo com o governador DeSantis. Milhares de socorristas foram mobilizados por todo o estado. Em uma das operações de resgate, uma equipe de notícias conseguiu salvar uma mãe solteira e seus quatro filhos, que ficaram presos em águas da enchente por sete horas.

Enquanto isso, a Guarda Costeira conseguiu reabrir alguns portos importantes, como Key West e o Porto de Miami, além de portos em estados vizinhos como Geórgia e Carolina do Sul. No entanto, portos em regiões fortemente afetadas, como St. Petersburg e Fort Myers, permanecem fechados.

Quase 2,6 milhões de moradores da Flórida continuam sem eletricidade, embora esse número tenha diminuído em relação aos 3,2 milhões que ficaram no escuro logo após a tempestade. No setor de viagens, o Aeroporto Internacional de Tampa foi reaberto após três dias de suspensão de voos, mas o Aeroporto Internacional Sarasota Bradenton segue fechado.

Publicidade

Em São Petersburgo, as equipes municipais trabalham para reparar 30 rompimentos de encanamentos causados pela queda de árvores. Embora a água potável tenha sido restabelecida, a cidade permanece sob um “aviso de fervura de água” até segunda-feira. Moradores devem ferver a água antes de consumi-la, conforme orientado pelo CDC.

No Condado de Orange, as autoridades pedem que os moradores evitem nadar em lagos e rios devido ao risco de contaminação, animais selvagens deslocados e estruturas submersas.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) informou que os moradores atingidos pelo furacão Milton deverão solicitar auxílios separados caso também tenham sido impactados pelo furacão Helene, que passou pela região anteriormente.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.