De acordo com o governo norte-americano, o avião transportando o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou em Washington, nos Estados Unidos. Esta é a primeira viagem de Zelensky ao exterior desde a invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano. Para evitar riscos ao presidente, a confirmação oficial chegou apenas horas antes do início da jornada.
Assessores norte-americanos confirmaram que vão fornecer uma coleção de mísseis Patriot a Kiev e isso vai aumentar a capacidade de defesa aérea do país. “A caminho dos Estados Unidos para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia”, escreveu Zelensky no Twitter, que afirmou ainda que irá fazer uma série de reuniões no país.
On my way to the US to strengthen resilience and defense capabilities of 🇺🇦. In particular, @POTUS and I will discuss cooperation between 🇺🇦 and 🇺🇸. I will also have a speech at the Congress and a number of bilateral meetings.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 21, 2022
De acordo com a CNN, a visita de Zelensky reforça o papel dos Estados Unidos envia um sinal claro de repúdio ao presidente russo Vladimir Putin e sua afirmação constante que a Ucrânia não tem o direito de existir como país.
Siga a gente no Google Notícias