CONEXÃO KIEV-PARIS

Zelensky compara Putin com Hitler em discurso no parlamento francês

“França, agradeço por estar ao nosso lado, defendendo a vida”, disse, em francês, o mandatário ucraniano; Paris e Kiev assinarão um acordo para que o governo de Emmanuel Macron forneça caças Mirage 2000-5 à Ucrânia

Zelensky compara Putin com Hitler em discurso no parlamento da França
O presidente da França, Emmanuel Macron (à dir.) recebe o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky – Crédito: Reprodução/Presidêccia da Ucrânia/X

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que “Hitler cruzou diversas linhas vermelhas, (Vladimir) Putin faz o mesmo”. Ele ainda acrescentou que os ucranianos eram os herdeiros dos combatentes aliados da 2ª Guerra Mundial.

Publicidade

Zelensky traçou paralelos entre a Segunda Guerra Mundial e a batalha do seu país contra a Rússia num discurso aos legisladores franceses em Paris nesta sexta-feira (7).

O seu discurso foi saudado com entusiasmo pela Assembleia Nacional Francesa, com os parlamentares aplaudindo o ucraniano de pé. Nos primeiros meses da invasão da Ucrânia por Putin em fevereiro de 2022, Zelensky dirigiu-se à Assembleia Nacional Francesa por vídeo.

Zelensky agradece apoio da França

“França, agradeço por estar ao nosso lado, defendendo a vida”, afirmou ele em francês. Na quinta-feira (6), o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que Paris e Kiev assinarão um acordo para que a França forneça à Ucrânia caças Mirage 2000-5.

A data também marca os 80 anos do Dia D, na qual tropas aliadas desembarcaram na Normandia (França), mudando o curso da II Guerra Mundial, para combater as tropas nazistas de Adolf Hitler.

Publicidade

Líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, e o rei Charles III, do Reino Unido, reuniram-se na na região do norte da França para celebrar estes desembarques aliados. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também compareceu ao evento.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, também participou de eventos na Normandia na quinta-feira, onde se encontrou com o presidente ucraniano Zelensky.

“As comemorações do Dia D de ontem foram para lembrar a bravura de todos aqueles que servem o nosso país”, disse o porta-voz trabalhista Jonathan Ashworth.

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.