O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky diz estar pronto para conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, mas sem se comprometer com as posições russas nas negociações. Essa informação foi passada à CNN, segundo o vice-chefe do Gabinete do presidente da Ucrânia, Igor Zhovkva.
Na quinta-feira (10) os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia e da Rússia, haviam conversado, mas as negociações não tiveram sucesso. De acordo com à CNN, o vice-chefe do Gabinete do presidente da Ucrânia disse “É uma coisa muito boa que eles se encontraram, mas infelizmente podemos dizer que o ministro das Relações Exteriores da Rússia não é quem toma a decisão final. A decisão final de parar a guerra, fazer um cessar-fogo, retirar as tropas é tomada por apenas uma pessoa.”
Zhovkva disse que a Ucrânia está aberta a neutralidade, mas que ao mesmo tempo eles precisam de garantias de segurança para que a guerra não se repita futuramente. Além do mais, ele acrescentou que a Ucrânia quer trabalhar com Putin e seus vizinhos para estabelecer como ele mesmo diz, um sistema de segurança renovado da Europa.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Nesta sexta-feira (11), o presidente ucraniano agradeceu o apoio da Finlândia na luta contra a agressão. “Perspectivas para conversações de paz foram discutidas com o Presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. Devemos parar a guerra juntos! Agradecido pela Finlândia por apoiar a Ucrânia na luta contra a agressão. Isso é mais importante do que nunca. Devemos acabar em conjunto com a catástrofe humanitária causada pela Rússia.” #StopRússia
Prospects for peace talks were discussed with ???????? President @niinisto. We must stop the war together! Thanked ???????? for supporting ???????? in the fight against aggression. This is more important than ever. We must jointly end the humanitarian catastrophe caused by Russia. #StopRussia
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 11, 2022
*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.