Conass apoia decisão da Anvisa em aprovar vacina em crianças de 5 a 11 anos

“Nenhuma outra doença que já existiu matou tantas crianças e adolescentes no Brasil em 2021 quanto a Covid-19”, diz o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Conass apoia decisão da Anvisa em aprovar vacina em crianças de 5 a 11 anos
O Conass publicou uma nota, logo após a reunião da Anvisa, que autorizou o uso da Pfizer em crianças (Créditos: Chip Somodevilla/Getty Images)

Nesta quinta-feira (16), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) manifestou apoio quanto à decisão da Anvisa em aprovar a vacina da Pfizer em crianças de 05 a 11 anos e ainda afirmou que nenhuma outra doença que já existiu matou tantas crianças e adolescentes no Brasil em 2021 quanto a Covid-19.

Publicidade

“É importante destacar o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que o público entre 05 e 14 anos é o mais afetado pela nova onda de Covid-19 na Europa e, apesar do menor risco em relação a outras faixas etárias, nenhuma outra doença imunoprevenível causou tantos óbitos em crianças e adolescentes no Brasil em 2021 como a Covid-19”, afirmou o Conselho em nota.

O Conass publicou uma nota, logo após a reunião da Anvisa, que autorizou o uso da Pfizer em crianças. Por mais que ela não traga o número de mortes causadas nesta faixa etária, ela faz referência a uma fala do infectologista Renato Kfouri, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações e que participou da avaliação da Pfizer junto à Anvisa.

Kfouri, disse na reunião que o coronavírus matou mais crianças do que coqueluche, diarreia, sarampo, gripe e meningite somadas.

“A gente fala que só 0,4% das mortes ocorrem nos menores de 20 anos, mas 0,4% de 600 mil mortes são mais de 2.500 crianças e adolescentes que perderam a vida para a Covid. Em dois anos, esse total de mortes é maior do que todo o calendário infantil. Se somarmos todas as mortes por coqueluche, diarréia, sarampo, gripe, meningite, elas não somam 1.500 por ano. A Covid-19 é uma doença prevenível por vacina que mais mata nossas crianças”, diz.

Publicidade

Por mais que o uso do imunizante tenha sido aprovado, ainda não se tem previsão de qual será o momento que a vacinação irá começar, pois a dosagem para esse público será menor do que a utilizada para os maiores de 12 anos e o Brasil ainda não tem essas doses ajustadas. A vacinação em crianças de 05 a 11 anos, já foi iniciada em mais de 10 países.

Também em nota, o Conass aproveitou para cobrar que o Ministério da Saúde disponibilize as doses.

“Tendo em vista que para dar início à vacinação nesta faixa etária será necessária formulação específica desta vacina com um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose), o Conass aguarda posicionamento do Ministério da Saúde quanto à sua aquisição, o que é de sua competência”, afirmou o Conass.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.