Educador físico alerta sobre o surgimento de lesões ao fazer atividades físicas em casa e como evitá-las

Quando se há uma boa orientação profissional, o surgimento de dores muscular é menor; treinar em um ambiente agradável também faz diferença

licitacao-nao-recebe-propostas-para-vender-petroleo-da-uniao

É essencial fazer exercícios físicos em casa não apenas para se manter saudável, mas também neste período de confinamento para combater o estresse e a ansiedade. No entanto, a falta de orientação e acompanhamento profissional nesse momento pode fazer com que apareça lesões musculares, tornando-se um incômodo a quem está em isolamento.

Publicidade

Para o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, é mais comum aparecer lesões em pessoas que estão despreparadas fisicamente, mas que, sem ajuda, resolvem iniciar a prática de atividades físicas no nível hard.

“A pessoa pode estar usando uma intensidade que não é adequada para ela e um tempo de periodização que não é aconselhado ou, até mesmo, começar sem a liberação de médico. Isso, além de prejudicar a saúde, traz um sério risco da pessoa se lesionar. O ideal é que o indivíduo esteja respaldado e tenha uma orientação de acordo com seu perfil”, explicou o educador.

Além de iniciar de qualquer jeito, outro ponto que o pessoal pondera é o local onde a pessoa escolhe fazer o exercício, visto que são propícios para escorregões, torções, entre outros. Tauan diz que, assim como existem espaços adequados para cada modalidade esportiva, assim tem que ser o ambiente escolhido pelo indivíduo, propício para o realizamento de sua atividade física.

“É preciso organizar o ambiente, então precisa-se ter no mínimo uma segurança. Além da roupa e dos sapatos adequados, pode-se usar um tapete ou algo confortável, para você poder deitar ou conseguir se locomover bem Treinar também em um ambiente faz toda diferença, principalmente, na parte emocional. Nesse caso o indivíduo pode colocar músicas, adicionar um espelho, espalhar fotos inspiradoras, isso eleva a motivação”, ponderou.

Publicidade

Exercícios repetidos ocasionam lesões localizadas?

De acordo com o personal trainer, não. Segundo ele, o indivíduo pode fazer o mesmo exercício durante meses, o que vai ocasionar mesmo as lesões localizadas é a falta de organização e priorização. “A pessoa tem que levar em consideração qual é o objetivo dela e organizar atividades específicas para poder alcançar suas metas. Não necessariamente precisa repetir os mesmos, até mesmo porque existem inúmeras adaptações para o mesmo movimento, mas precisa ter, primeiramente, uma organização periódica do seu treino de acordo com seu perfil e objetivo”, disse.

E para evitar que surjam lesões, o professor sugere que se faça uma consulta com um profissional da saúde para descobrir se não existe algum tipo de patologia que pode estar impedindo o indivíduo de fazer algum movimento – seja hérnias, lesões no joelho ou problemas cardiovasculares.

Independentemente do seu objetivo, seja buscar uma boa qualidade de vida, melhora na saúde, emagrecer ou hipertrofia muscular (aumento do tamanho dos músculos), é possível fazer isso treinando em casa, a única coisa que precisa ter é um aval médico e uma orientação adequada de um educador físico” finalizou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.