Vacina pediátrica da Covid-19 será aplicada em menor dose

Nesta quinta-feira (16), a Anvisa aprovou a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer

vacina-pediatrica-da-covid-19-sera-aplicada-em-menor-dose
(Crédito: Breno Esaki/Agência Brasília)

Nesta quinta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer. A vacina pediátrica será aplicada em menor dose comparada a dos adultos.

Publicidade

A dose adulta, destinada a pessoas com mais de 12 anos, tem uma dosagem de 30 µg (microgramas). Já a dose pediátrica possui 10 µg (microgramas).

O volume de injeção também é diferente. Enquanto os adultos recebem 0,3 ml, as crianças receberão 0,2 ml.

A concentração de mRNA das vacinas também se diferem. A vacina infantil contém 0,1 mg/mL e a dose adulta contém 0,5 mg/mL.

Como a vacina pediátrica deve ser aplicada?

A Anvisa divulgou orientações específicas sobre como deve ocorrer a vacinação em crianças.

Publicidade

As equipes de saúde passarão por um treinamento direcionado à aplicação da vacina. Isso porque a grande parte das adversidades relacionadas ao pós-vacinação ocorrem por aplicação da dose inadequada e da preparação errada do produto de acordo com a faixa etária.

As salas de vacinação para a Covid-19 em crianças deverão ser exclusivas para a aplicação da vacina. Caso não haja infraestrutura adequada para essa separação, deverão ser adotadas medidas para evitar erros de vacinação.

A agência ressaltou que a vacina da Covid-19 não pode ser dada junto com outras vacinas do calendário infantil. O intervalo mínimo entre a vacina da Covid e as outras deve ser de 15 dias.

Publicidade

Por fim, as crianças devem permanecer no local de vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina, para observação médica.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.