decisão mantida

Aécio Neves é absolvido em processo sobre propina de Joesley Batista

O TRF estava analisando um recurso do Ministério Público Federal contra a decisão de 2022 que absolveu o deputado federal da acusação de corrupção passiva

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região manteve a decisão que absolve Aécio Neves da acusação de corrupção passiva.
O deputado sempre negou as acusações veementemente. (Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) foi absolvido no processo iniciado em 2017 sobre a possível propina recebida do empresário Joesley Batista. Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região manteve a decisão que absolve o deputado da acusação de corrupção passiva.

Publicidade

A decisão havia sido anunciada em março de 2022 pela Justiça Federal de São Paulo, e absolveu também Andrea Neves, irmã do deputado federal; Frederico Pacheco de Medeiros, primo dele; e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar. O Tribunal estava analisando um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra essa decisão.

Acusação

A Procuradoria-Geral da República, à época comandada por Rodrigo Janot, acusou Aécio e Andrea Neves em 2017 de terem recebido R$ 2 milhões em propina do grupo J&F. A informação foi delatada por Joesley Batista.

O deputado sempre negou as acusações veementemente. Segundo o parlamentar, não havia provas e ele era inocente – o que a justiça de segundo grau confirmou hoje.

Na decisão do ano passado, o juiz concluiu que como Batista disse que cogitava comprar um apartamento da família de Aécio, teria oferecido adiantar o dinheiro do pagamento para que Aécio e a irmã pagassem despesas com advogados, o que configura uma transação dentro da lei.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.