baderna em brasília

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadem o Congresso Nacional

Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras. As vidraças do Salão Nobre foram depredadas.

Bolsonaristas radicais entram em confronto com a polícia na Esplanada e sobem rampa do Congresso Nacional
(Crédito: Reprodução)

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro entraram em confronto com a polícia, neste domingo (8), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.  Eles subiram a rampa do Congresso Nacional e foram contidos.

Publicidade

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os invasores que invadiram o Congresso e estão depredando o local. Vidraças foram quebradas.

Publicidade

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou em publicação no Twitter que conversou por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contato permanente.

“O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, escreveu.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou, no sábado (7), o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até a próxima segunda-feira (9).

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Araraquara, no interior de São Paulo, neste momento, em viagem por ocasião das chuvas que afetam a cidade paulista.

Os manifestantes contestam o resultado das eleições, que levou Lula à presidência e, além do Congresso, os apoiadores de Bolsonaro invadem também o STF.

*Reportagem em atualização

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.