MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA

Bancada evangélica do Congresso escolhe novo presidente

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o grupo se vê acuado e é por isso que votarão entre Silas Câmara (Republicanos-AM), Eli Borges (PL-TO) e Carlos Viana (Podemos-MG).

(crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A bancada evangélica se reúne, nesta quinta-feira (02), para votar um líder que deve comandar o grupo frente ao novo governo.

Publicidade

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, nos últimos quatro anos, com Jair Bolsonaro como chefe do Executivo, o bloco religioso do Congresso, conseguiu articular e colocar em pauta no jogo político projetos mais conservadores.

A eleição se dá num contexto de reação ao novo Governo. O atual presidente da bancada, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), assume a 2ª vice-presidência da Câmara e deve deixar o posto para um nome mais articulado com Lula.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o grupo se vê acuado e é por isso que votarão entre Silas Câmara (Republicanos-AM), que já presidiu o grupo, e Eli Borges (PL-TO). Corre por fora o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Todos apoiaram Bolsonaro durante a disputa eleitoral de 2022.

Pela primeira vez na história, a votação para o novo líder da Frente Parlamentar Evangélica será fechada, justamente para evitar disputa de votos. O grupo foi criando em 2003.

Publicidade

Os deputados esperam convencer os dois candidatos, Borges e Câmara, a dividirem o biênio e entrarem em um consenso sobre quem será o primeiro a presidir a bancada. O deputado Otoni de Paula, que era um dos favoritos, desistiu da disputa para apoiar Borges.  Até a noite desta quarta-feira (01), não havia expectativa de um acordo entre os adversários.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.