ATOS EM BRASÍLIA

Bolsonarista que levou réplica da Constituição durante ataques é preso em Minas

Marcelo Fernandes Lima foi levado para uma penitenciária da região e ficará à disposição do STF.

Bolsonarista que levou réplica da Constituição durante ataques é preso em Minas
Bolsonarista disse que levou a réplica para casa para que ela não fosse destruída. (crédito: reprodução/redes sociais)

O homem que levou a réplica da Constituição Federal de 1988 do STF, durante invasão em Brasília, foi preso nesta última quarta-feira (25), na cidade de Varginha, em Minas Gerais.

Publicidade

De acordo com reportagem do G1, o manifestante é o designer Marcelo Fernandes Lima, de 50 anos. Ele entregou a réplica à polícia no dia 12 deste mês e foi liberado após prestar depoimento.

Segundo a Polícia Federal, Marcelo se apresentou com um advogado no início da tarde desta quarta-feira. Ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que foi emitido após a entrega da réplica. Agentes da PF já haviam feito buscas por ele em sua residência, mas o designer não foi encontrado.

No dia em que entregou a réplica, Marcelo prestou depoimento alegando que pegou a Constituição “para que não fosse destruída” durante os ataques. Ele disse também que passava próximo a Praça dos Três Poderes, quando viu a confusão e decidiu entrar no STF.

Marcelo alega que viu três pessoas saindo do local com um livro grande nas mãos, ao perceber que se tratava da Constituição, decidiu pegá-la. Como não sabia o que fazer com o livro naquele momento de tumulto, levou o mesmo consigo, pois certamente seria destruído por radicais que ali estavam.

Publicidade

No dia em que a réplica foi entregue, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou nas redes sociais que ela havia sido recuperada. Marcelo, que é morador de São Lourenço (MG), foi levado para uma penitenciária da região e ficará à disposição do STF.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.