O site do jornal Le Monde publicou uma matéria sobre o que chamou de “crepúsculo” de Jair Bolsonaro. A reportagem apresenta detalhes do dia a dia do ex-presidente brasileiro na Flórida. O jornal afirma que Bolsonaro ficou nos EUA por ter reagido mal à derrota para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. A publicação diz ainda que Bolsonaro não sabe o que fazer nos Estados Unidos, onde vive sozinho.
“No número 200 da Aubern Avenue, em Kissimee, na Flórida, tem uma casa desprovida de charme“, descreve o Le Monde. “Ela tem uma cozinha equipada, spa, salas de cinema e jogos privativas. Mas tudo isso não é suficiente para animar ao atual inquilino, um homem de 67 anos: Jair Bolsonaro”, diz a publicação.
A downtrodden Jair #Bolsonaro is pondering his next move from a quiet suburb in Orlando, Florida 🇧🇷🇺🇸.
It’s unclear if he will emerge stronger from his American exile, writes @brunomeyerfeldhttps://t.co/dK5EBfMFln
— Le Monde in English (@LeMonde_EN) March 2, 2023
O Le Monde diz ainda: “Um exílio simbólico para o líder de extrema direita, chamado de ‘mito’ por seus apoiadores, que agora “está reduzido ao silêncio, à reclusão e à solidão”.
O jornal faz um resumo da rotina de Bolsonaro, afirmando que ele sai pouco da casa e cruza raramente os vizinhos. “Às vezes, é visto passeando com as mãos nos bolsos, em supermercados, ou devorando porções de frango frito de fast food”.
E acrescenta uma dose de ironia: “Ele ainda não foi visto na Disneylândia, que fica a quinze minutos de carro do condomínio”.