ESCLARECIMENTOS

Bolsonaro presta depoimento nesta quarta à Polícia Federal

A corporação investiga o envolvimento do ex-presidente em uma suposta trama para a realização de um golpe de estado

Bolsonaro-preso
Ex-presidente Jair Bolsonaro – Crédito Foto: Andressa Anholete/Getty Images

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestará depoimento à Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (12), no inquérito que apura um suposto plano, denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), para a realização de um golpe de Estado.

Publicidade

O depoimento, marcado para esta tarde na sede da PF em Brasília, será o 4º prestado por Bolsonaro à corporação desde que deixou de exercer o cargo de presidente da República em dezembro de 2022.

Do Val acusou o ex-presidente e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) de organizarem uma reunião, quando Jair Bolsonaro ainda era presidente, para propor ao senador a participação em um plano para realizar um golpe de Estado. A corporação investiga o envolvimento de Bolsonaro nesta trama, que foi anunciada pelo senador, em fevereiro deste ano.

À época, o senador capixaba disse ter participado de encontro com o ex-mandatário e Silveira. Marcos do Val afirmou que esperava tratar somente de acampamentos com intenções golpistas mobilizados em apoio ao então presidente.

De acordo com o senador, foi discutida também sua participação em um plano que envolvia a tentativa de gravar uma conversa com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com o intuito de obter provas que pudessem fazer com que o resultado das eleições presidenciais de 2022 fosse anulado.

Publicidade

Desde que divulgou o teor da reunião publicamente, Do Val apresentou diversas versões a respeito do encontro. Em um primeiro momento, ele apontou que Bolsonaro havia colocado o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) à disposição para efetuar entregas de escutas. Pouco tempo depois, ele atribuiu a fala a Daniel Silveira.

O senador também afirmou que Bolsonaro indicou concordar com a ideia. Em outro momento, excluiu a informação. “Bolsonaro [só] ouviu tudo e ficou calado”, afirmou, acrescentando, porém, que ele não rejeitou as ideias de Silveira.

Ao ser ouvido pela PF no inquérito, em fevereiro, Marcos do Val declarou, porém, que o ex-presidente não teria mostrado contrariedade ao plano golpista.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.