O advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, representante do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (30) que avalia recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.
Ver essa foto no Instagram
Após a proclamação do resultado do julgamento, Carvalho disse que vai aguardar a publicação do acórdão, documento que reúne os votos proferidos por todos os ministros, para entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).
“A defesa recebe com profundo respeito a decisão do tribunal e aguarda a publicação oficial dos votos para verificar qual a estratégia, inclusive recorrer ao STF”, afirmou.
Já o advogado do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Walber Agra, afirmou à CNN que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar Bolsonaro inelegível é um recado contra o extremismo.
“Esse resultado foi muito claro que nós fizemos a opção pelo caminho civilizatório. Um recado para todos aqueles (extremistas) de direita ou de esquerda”, afirmou. Sobre a possibilidade da defesa recorrer à decisão da Corte, Agra afirmou que é um direito constitucional e que é preciso esperar o que vai ser de agora em diante.
Por ação jurídica do PDT votada pelo TSE, Bolsonaro está oficialmente inelegível!
Vencemos! pic.twitter.com/YkZ0ocLP0G
— PDT 12 (@PDT_Nacional) June 30, 2023
Ciro Gomes, que foi candidato à presidência na corrida eleitoral contra Bolsonaro, comemorou o resultado nas redes:
Fez-se justiça ! Quando nós do PDT pedimos providências ao TSE , queríamos proteger a democracia e punir o abuso de poder político praticado por Bolsonaro. Bolsonaro inelegível por império da lei .
— Ciro Gomes (@cirogomes) June 30, 2023