lei das criptomoedas

Bolsonaro sanciona lei que regulamenta mercado de criptomoedas

Projeto visa cobrir crimes relacionados a transações com ativos virtuais e o define como representação digital de valor.

bolsonaro-sanciona-lei-que-regulamenta-mercado-de-criptomoedas
(Crédito: Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que estabelece regras para a negociação de criptomoedas no país, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22). O texto visa coibir crimes relacionados a transações com ativos virtuais.

Publicidade

Fruto de Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (SD/RJ), a lei define o ativo virtual como representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamento ou com propósito de investimento.

O texto também prevê um órgão regulador para o setor, mas não deixa claro se o Banco Central (BC) ficará encarregado dessa função. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também trabalha para participar do processo, conforme comunicado da autarquia.

Com isso, os prestadores de serviços só poderão funcionar no país mediante a prévia autorização do órgão responsável, que estabelecerá condições e prazos, não inferiores a seis meses, e deverão manter os registros das transações para repasse de informações e combate ao crime organizado à lavagem de dinheiro.

A lei sancionada inclui pena de reclusão de quatro a oito anos e multa para quem organizar, gerir, ofertar ou distribuir carteiras e intermediar operações para obter vantagem ilícita em prejuízo alheio. No texto, também se fala sobre pena de três a dez anos para crimes cometidos por meio da utilização de ativos virtual.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.