TUDO EM FAMÍLIA?

Câmara, Alerj, governo, prefeitura, TCE, Congresso: influência dos Brazão se espalha pelos poderes

As ramificações são indicadas no relatório da Polícia Federal (PF) que aponta detalhes das investigações

Câmara, Alerj, governo, prefeitura, TCE, Congresso: influência dos Brazão se espalha pelos poderes
Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa acusados do atentado contra Marielle Franco – Crédito: Reprodução

Domingos e Chiquinho Brazão possuem décadas de influência e indicações a cargos em várias instâncias de poder. Eles foram presos no domingo (24) pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes

Publicidade

As ramificações são indicadas no relatório da Polícia Federal (PF) que aponta detalhes das investigações.

Domingos é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e Chiquinho é deputado federal.

O deputado estadual Flávio Serafini (PSOL-RJ) entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo o impeachment do cargo de conselheiro do TCE-RJ, nesta segunda (25). O Superior Tribunal de Justiça define o futuro do conselheiro.

A família fez indicações na Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e na Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

Na página oficial da FIA, Domingos aparece diversas vezes, muitas delas ao lado da presidente Fernanda Lessa. Chiquinho também tem participações na pasta.

Já na Fundação Leão XIII, Tunico de Souza é o vice-presidente. Ele fez campanha para a família e saiu em defesa dela diante das suspeitas do caso.

Flávio Abnerh-Alvarenga Brazão é o diretor de Administração e Finanças no governo estadual. Na presidência da Alerj está o deputado estadual Manoel Brazão.

Publicidade

Na Prefeitura do Rio, Chiquinho foi secretário Especial de Ação Comunitária. Na esfera municipal, ele foi vereador.

Procurada, a prefeitura do Rio disse que Chiquinho foi escolhido secretário pelo partido Republicanos, ao estabelecer aliança com a administração municipal. Além disso, disse que quando surgiram especulações sobre o caso Marielle, foi solicitada ao partido a indicação de um nome para substituí-lo.

Chiquinho foi exonerado no início de 2024. O governo do estado e o presidente da Alerj não responderam ao pedido de explicação da equipe de reportagem.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.