2023

Câmara define comandos das 30 comissões permanentes

Enquanto Rui Falcão foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Bia Kicis comandará a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

camara-comissoes
(Crédito: Agência Brasil)

O desenho final das 30 comissões permanentes da Casa foi finalizado nesta quarta-feira (15). Rui Falcão (PT-SP) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Já a bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) comandará a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, sendo a primeira mulher no comando desta Comissão.

Publicidade

Após sua eleição, Rui Falcão disse: “pretendo corresponder à confiança, fazendo uma gestão democrática, moderada, ouvindo coordenadores de bancadas, procurando diversidade na questão de relatórios e a apresentação de projetos, e em certo sentido, tentando pautar a condução na moderação”, disse o deputado petista.

Publicidade

A CCJ é a principal comissão, porque é responsável por analisar a constitucionalidade das propostas que tramitam na Câmara. Todos os textos têm que passar pela comissão, o que faz dela a mais cobiçada pelos partidos. O colegiado tem o poder de arquivar ou dar continuidade aos projetos.

Veja outros nomes escolhidos hoje:

  • Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Tião Medeiros (PP-PR)
  • Comissão de Desenvolvimento Econômico – Félix Mendonça Júnior (PDT-BA)
  • Comissão de Relações Exteriores – Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP)
  • Comissão de Saúde – Zé Vitor (PL-MG)
  • Comissão de Educação – Moses Rodrigues (União-CE)
  • Comissão de Minas e Energia – Rodrigo de Castro (União-MG)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.