"MELHOR CANDIDATO"

“Candidatura à reeleição em 2026 é ‘o caminho natural'”, diz Haddad sobre Lula

Ministro da Fazenda afirma que há um “consenso dentro do PT e da base aliada” em relação ao tema e isso está “bem pacificado”

“Candidatura à reeleição em 2026 é ‘o caminho natural’”, diz Haddad sobre Lula
Presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad – Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda Fernando Haddad disse nesta quarta-feira (27) que a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 é “o caminho natural”.

Publicidade

No que depender de mim e do Partido dos Trabalhadores, este é o caminho natural: garantir o direito do presidente de se reapresentar depois de fazer um grande governo que ele fará com a nossa ajuda”, afirmou Haddad em entrevista à Itatiaia.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele ressalt0u que o “consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026 é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute”.

O Lula foi três vezes presidente. Provavelmente, será uma quarta. Ao mesmo tempo que é um trunfo ter uma figura política dessa estatura por 50 anos à disposição do PT, também é um desafio muito grande pensar o day after. Eu não participo das reuniões internas sobre isso. Mas, excluído 2026, o fato é que a questão vai se colocar. E penso que deveria haver uma certa preocupação com isso”, disse.

Haddad é um possível sucessor?

Ex-candidato à presidência em 2018, o ministro afirmou que se concentra nas atividades do ministério e que ele pretende trabalhar para que Lula faça um grande governo.

Publicidade

A melhor coisa que uma pessoa tem que fazer quando está num cargo com o nível de responsabilidade do Ministério da Fazenda é se concentrar no dia a dia do ministério, tentando encontrar alternativas para os problemas que o país está enfrentando”, ressaltou.

Segundo ele, 2026 está muito longe e que, no momento, o melhor candidato é Lula, “que tem direito à reeleição”. O presidente, por sua vez, já sinalizou que pretende concorrer no próximo pleito, mas também não descarta apoiar outro nome para o Palácio do Planalto.

* Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.