hacking

Carla Zambelli se torna ré por unanimidade do STF

Deputada é investigada pela invasão de sistemas do Poder Judiciário para adulterar informações

TSE-multa-Zambelli-fake-news
Ainda não há data para o início do julgamento – Créditos: Lula Marques / EBC

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou, por unanimidade, réus a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti no caso de invasão de sistemas do Poder Judiciário. Ainda não há data para o início do julgamento.

Publicidade

“Não há dúvida de que a inicial acusatória expôs, de forma clara e compreensível, todos os requisitos necessários para o pleno exercício do direito de defesa e recebimento da denúncia”, afirmou Alexandre de Moraes, ministro do STF e relator do caso. Ele ainda ressaltou que, como o crime é contra o Judiciário, ele permanecerá como relator.

Depois de Moraes, os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, da Primeira Turma, completaram o pleito com quatro votos favoráveis. A deputada e o hacker foram denunciados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Relembre a acusação contra Zambelli

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teve “papel central” na invasão dos sistemas eletrônicos do Judiciário e foi a “autora intelectual” do ataque hacker, disse a Procuradoria-Geral da República (PGR) ao apresentar denúncia contra a congressista. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou a deputada e o hacker Walter Delgatti Neto no âmbito da investigação.

De acordo com Gonet, o objetivo era “gerar ambiente de desmoralização da Justiça Brasileira, para obter vantagem de ordem política, propondo-se, desde o princípio, à invasão a dispositivo informático, que, afinal, determinou, participando ativamente de produção de ordem judicial ideologicamente falsa”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.