COMBATE AO RACISMO

Com racismo não tem jogo: equipe do MEsp conversa com estudantes sobre combate ao preconceito

Aos estudantes, eles contaram suas experiências de vida e alguns casos de preconceitos sofridos ao longo de suas trajetórias profissionais.

Aos estudantes, eles contaram suas experiências de vida e alguns casos de preconceito sofridos ao longo de suas trajetórias profissionais.
Equipes do MEsp visitaram escola no DF para falar de racismo – Créditos: Mariana Raphael/ MEsp

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Diego Galdino; de Futebol e dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazzoli; e de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, visitaram a Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, para apoiar e motivar os alunos alvos de ataques racistas durante uma partida de futsal no Colégio Galois, no dia 3 de abril.

Publicidade

Aos estudantes, eles contaram suas experiências de vida e alguns casos de preconceitos sofridos ao longo de suas trajetórias profissionais. A secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, falou de suas origens. Pobre, negra, nascida em um dos estados mais pobres do Brasil – Maranhão – ela descreveu sua luta até se transformar em uma atleta de alto desempenho, e ocupar o atual cargo no Governo Federal.

A opinião dos outros não define quem você é”, disse a secretária aos estudantes. “Ações concretas serão tomadas para que fatos como esse não voltem a acontecer no esporte brasileiro. Somos todos iguais, independentemente de classes social e econômica. Não podemos abrir mão do respeito, da amizade e da excelência, princípios que regem o esporte”, afirmou.

“Estamos aqui para nos solidarizar, brigar pela causa, conscientizar e melhorar cada vez mais o aspecto social. Esses ataques são inaceitáveis, principalmente nos ambientes esportivo e educacional, áreas que devem caminhar juntas. Vocês não podem se abater por esses ataques, mas sim superá-los”, afirmou o ex-jogador de futebol, Athirson Mazzoli.

A senadora Leila Barros (PDT/DF) disse que estava ali como ex-atleta para se solidarizar com a causa. “A escola é um ambiente para ensinar as pessoas a serem cidadãs, a respeitar as questões raciais e sociais, e também o indivíduo. Não podemos aceitar, e não vamos tolerar casos como esse. No Senado, e junto com o Ministério do Esporte, vamos lutar”, ressaltou a senadora.

Publicidade

A palestra de motivação transformou-se em um ambiente de muita alegria para os estudantes, que, além de fazerem perguntas aos ex-atletas sobre futsal e vôlei, eles realizaram o sonho de serem fotografados ao lado de atletas de referência.

*Matéria originalmente publicada em Portal do Ministério do Esporte

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.