Veja quem são

CPI das Pirâmides Financeiras pede indiciamento de executivos da 123 Milhas

Deputado Ricardo Silva (PSD-SP) protocolou parecer de mais de 500 páginas, incluindo Ronaldinho Gaúcho e mais 36 pessoas

CPI-Pirâmides-Financeiras
CPI aprovou relatório apresentado pelo deputado Ricardo Silva (Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O parecer do deputado Ricardo Silva (PSD-SP) foi aprovado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras aprovou nesta segunda-feira (09).

Publicidade

O documento com mais de 500 páginas sugere o indiciamento de 45 pessoas. Entre elas, oito pessoas ligadas à 123 Milhas, empresa que em agosto suspendeu a emissão de bilhetes de viagens que já tinham sido pagos pelos clientes. Também foi pedido o indiciamento do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.

Publicidade

123 Milhas

As oito pessoas ligadas à 123 Milhas devem ser investigadas a crimes como:

  • estelionato;
  • gestão fraudulenta;
  • pertinência à organização criminosa;
  • lavagem de bens e capitais
  • crime contra as relações de consumo por fraudar preços ao induzir o consumidor a erro;
  • crime contra a economia popular, por obtenção de ganhos ilícitos em detrimento de grupo de pessoas por meio de especulações ou processos fraudulentos.

O parecer aponta fatos que indicam que os sócios das 123 Milhas, “já cientes da derrocada da empresa, executaram estratégias para desviar ativos dela para si e para seus parentes”.

Além disso, o relatório afirma que “chamam atenção os diversos empréstimos que a 123 Milhas contraiu” e que os sócios “já falseavam as demonstrações financeiras da empresa”.

Publicidade

“A contabilização de todos esses gastos com marketing como ativos permitiu que a empresa apurasse lucro quando, na verdade, deveria ter registrado prejuízo.”

A CPI aponta, ainda, que a empresa contratada para administrar as verbas de marketing tinha entre seus sócios o pai de um dos sócios da 123 Milhas.

“A manipulação de resultados contábeis, a distribuição de dividendos em uma empresa em condição periclitante, a realização de transações com partes relacionadas (como aquela realizada com uma empresa controlada pelo pai dos sócios) em condições duvidosas são alguns dos diversos indícios de que os sócios da 123 Milhas seguiram uma estratégia para assegurar o aumento do seu patrimônio pessoal/familiar diante da iminente quebra da empresa que administravam”, diz o parecer.

Publicidade

Faraó dos Bitcoins

A CPI também sugere o indiciamento de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como oFaraó dos Bitcoins, por crimes como estelionato, lavagem de bens e capitais, gestão fraudulenta, operação de instituição financeira sem autorização e crime de pertinência à organização criminosa.

Glaidson foi preso em agosto de 2021, acusado de liderar um esquema financeiro que movimentou cerca de R$ 38 bilhões e lesou milhares de investidores em criptomoedas, as moedas virtuais. Ele também é denunciado pelo Ministério Público por montar um aparato para tirar a vida de quem ousava ser seu concorrente no mercado de criptomoedas.

Ronaldinho Gaúcho

Além dos indiciamentos ligados à 123 Milhas, o relator também propõe investigações para outros casos de pirâmides financeiras. Entre elas, a de pessoas envolvidas na empresa 18KRonaldinho – como o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e do seu irmão, Roberto de Assis Moreira. Para os dois, foram apontadas suspeitas de crimes como estelionato, lavagem de bens e capitais, gestão fraudulenta e operação de instituição financeira sem autorização.

Publicidade

Ao prestar depoimento à CPI, no fim de agosto, o ex-jogador disse não ser proprietário, nem sócio da empresa.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.