José Luiz Datena (PSDB) confirmou nesta quarta-feira (15) ao g1 que será candidato à prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições de outubro deste ano. O próprio apresentador anunciou que será o cabeça de chapa do partido no pleito.
Até então, Datena era o nome mais cotado para ocupar a vaga de candidato a vice na chapa liderada pela deputada federal Tabata Amaral (SP), pré-candidata do PSB à prefeitura da capital paulista. Em abril, apenas quatro meses após filiar-se ao PSB, Datena migrou para o PSDB.
Ver essa foto no Instagram
Apesar das especulações de que poderia ser vice de Tabata, Datena nunca assumiu publicamente a pré-candidatura. Desde que trocou de partido, o apresentador vinha sendo pressionado por nomes como o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o presidente nacional da legenda, Marconi Perillo (PSDB-GO), a liderar a chapa.
“Há 15 dias, nós tivemos um jantar com o Datena e ele se disse desejoso e encorajado a encarar essa eleição. Nós ficamos felizes porque ele é uma grande liderança popular e já começamos as conversas internas para tentar viabilizar isso e construir uma robusta chapa de candidatos a vereador na cidade até final de julho”, afirmou José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, ao g1.
“Até as convenções partidárias de julho, tem muita conversa para acontecer, inclusive com outros partidos com os quais já vínhamos conversando, como é o caso do PSB. Não tenho bola de cristal para saber o que vai acontecer no futuro. Mas, durante toda a conversa que tivemos com o Datena, ele se mostrou decidido em encarar uma corrida eleitoral finalmente. E a gente confia nisso”, completou Aníbal.
Até o momento, a pré-campanha de Tabata Amaral não se manifestou sobre a decisão de Datena de concorrer à prefeitura.
Quem é Datena? Relembre a carreira do apresentador
Apresentador e jornalista, José Luiz Datena é conhecido por comandar programas policiais na TV. Ele iniciou sua carreira no rádio, fazendo coberturas esportivas, antes de migrar para a televisão. Datena já se destacava na Globo quando, em 1989, foi demitido por subir em um palanque de Lula, então candidato à presidência.
Na época, Datena migrou para a Band. Em meados da década de 1990, consagrado nas transmissões esportivas, ganhou mais notoriedade ao comandar o programa policial Cidade Alerta, na Record. Nos anos seguintes, transitou entre a Record e RedeTV!. De volta à Band, firmou-se à frente do Brasil Urgente e comandou outras atrações no entretenimento.
Em 2015, Datena ensaiou uma candidatura à prefeitura de São Paulo, mas desistiu. O jornalista sempre teve engajamento político. Foi filiado ao PT por 23 anos e já passou pelo Progressistas, Democratas e MDB.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini